quinta-feira, 12 de agosto de 2010

a partir de amanhã (13) MJ oferece 200 mil vagas em cursos para profissionais de segurança


12/08/2010 - 12:02h




MJ oferece 200 mil vagas em cursos para profissionais de segurança



Brasília 11/08/2010 (MJ) – O Ministério da Justiça informa que a partir de amanhã (13) estão abertas as inscrições para os cursos a distância gratuitos, oferecidos para profissionais de segurança pública (policiais civis, militares, peritos, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais). Neste 20º Ciclo da Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD) são oferecidas 200 mil vagas para 56 cursos, cujas ementas estão disponíveis no site www.mj.gov.br/ead. O período de inscrições termina no dia 17 de agosto.



A coordenação da Rede informa que, assim como nos ciclos anteriores, as inscrições terão início à 0h do dia 13 e serão encerradas assim que as 200 mil vagas forem ocupadas. Já o período de realização dos cursos vai de 10 de setembro a 14 de outubro. Este será o último ciclo realizado em 2010.



Entre as capacitações mais procuradas estão Direitos Humanos e cidadania, identificação veicular, policiamento comunitário, enfrentamento a homofobia, tráfico de pessoas, retrato falado, criminalidade e prevenção, uso progressivo da força, combate à lavagem de dinheiro e crimes ambientais.



A Rede EAD é uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública de todo Brasil. Criada em 2005, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, a ação faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para valorizar e aprimorar a formação dos profissionais de segurança de todo país.



Desde a criação da Rede EAD, mais de 450 mil profissionais de todo o Brasil participaram e concluíram, em média, dois cursos, o que representa mais de 1 milhão de capacitações individuais. Cada um desses cursos possui 40 ou 60 horas de aulas. Eles têm sido utilizados até mesmo em grades curriculares das Academias de policia e centros de formação no país.